quarta-feira, 29 de julho de 2009

Visitem o Catálogo Arte de VIver

Criado em 1998, o Projeto Arte de Viver é um concurso nacional de pintura e de poesia que nasceu com o intuito de, por meio da arte, sensibilizar o público sobre a importância da socialização dos portadores de esquizofrenia. Atualmente, o projeto está em sua quarta edição, que foi ampliada e, agora, atinge também pessoas transplantadas.

O Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver é realizado em todo o território brasileiro, sendo divulgado junto à classe médica que, por sua vez, convida seus pacientes a participarem da iniciativa. Para se inscrever, o paciente recebe um kit de seu médico contendo alguns materiais, como tintas, pincéis, tela e lápis, além das fichas técnicas para serem preenchidas e enviadas à organização do projeto. Cada participante pode inscrever apenas uma obra. Nas primeiras edições, os três melhores trabalhos de cada categoria (pintura ou poesia) foram premiados.

Atualmente, no quarto concurso – idealizado pela RV Mais, uma empresa do ramo de promoções e eventos – serão 12 premiados, sendo os três melhores em poesia e outros três em pintura para portadores de esquizofrenia e mais três ganhadores para as duas categorias entre os trabalhos dos transplantados.

Os trabalhos inscritos são avaliados por uma comissão julgadora, formada, em geral, por médicos, artistas plásticos, críticos de arte e poetas. Esse júri é responsável pela seleção das obras que ilustram o livro “Arte de Viver”. Além dessa publicação, são realizados outros eventos para divulgar as obras dos participantes, como exposição em espaços culturais de diferentes cidades.

O projeto tem patrocínio exclusivo da Janssen-Cilag e conta com incentivo da lei Rouanet, do Ministério da Cultura.



Um abraço!

2 comentários:

  1. Vejo trabalhos maravilhosos de artistas que, por seus problemas e relatórios médicos, ficam a margem da sociedade e que deveriam estar expondo e com isso se dignificando e se libertando desse mal pouco a pouco.

    Excelente divulgação!!!

    ABRAÇOS E MUITO OBRIGADO SEMPRE POR SUA SIMPATIA E FORÇA A MINHA ARTE!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens, pela inicativa.

    ResponderExcluir

O que você achou das obras?